domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Madeira na Obra de Cabral do Nascimento


João Cabral do Nascimento, nasceu na freguesia da Sé da cidade do Funchal em 2 de Março de 1897, e faleceu em Lisboa, a 22 de Março de 1978. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1926, aonde ainda estudante dirigiu o jornal «Restauração» e fundou, com os madeirenses Ernesto Gonçalves e Vieira de Castro, a revista «Ícaro», na qual chegaram a colaborar Teixeira de Pascoais e Eugénio de Castro.
Regressado à Madeira, Cabral do Nascimento exerceu a advocacia durante três anos, e foi professor do «Liceu Jaime Moniz» num curto período, tendo sido nomeado director do «Arquivo Distrital do Funchal», de 1931 a 1955, instituição onde com o seu colega também madeirense Álvaro Manso de Sousa, organizou e fundou o célebre «Arquivo Histórico da Madeira», de que foram publicados 9 volumes, nos quais foram divulgados algumas dezenas de artigos e ensaios da sua autoria.
Na década de 30, Cabral Nascimento foi eleito sócio-correspondente do «Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia de Lisboa», e desde 1938, foi nomeado correspondente da «Academia Portuguesa de História».
Em Dezembro de 1915, empeçou por publicar no «Diário da Madeira», dirigido pelo major Reis Gomes, alguns trabalhos em prosa ainda ao gosto decadentista-simbolista, então muito em voga. Posteriormente, durante a sua longa vida, colaborou com diversos jornais e revistas madeirenses, nomeadamente no «Diário de Notícias» e na revista «Das Artes e da História da Madeira»; e também continentais, entre elas, a «Presença», «Revista de Portugal», «Ocidente», «Atlântico», «Panorama», «Diário Popular» e a «Enciclopédia Portuguesa e Brasileira».
Traduziu ainda numerosas obras de grandes escritores estrangeiros, nomeadamente, Truman Capote, François Mauriac, Henrique Troyat, D. H. Lawrence, George Eliot, Steveson, Edgar Allan Poe, Dostoiewsky e tantos outros.
Como poeta, escreveu e publicou As Três Princesas Mortas num Palácio em Ruínas (Lisboa 1916); Além- Mar (Lisboa 1917); Hora de Noa Lisboa (1917); Descaminhos (Lisboa 1926); Arrebalde (Coimbra 1928) Litoral (Funchal 1932), Poesias Escolhidas (Lisboa 1936); 33 Poesias (Lisboa 1941); Cancioneiro (Lisboa 1943); Confidências (Lisboa 1945); Antologia – Líricas Portuguesas (1957); e Colectânea de Versos Portugueses do Século XII ao Século XX (Lisboa 1972).
Em 2003, a investigadora madeirense Doutora Maria Mónica Teixeira, num notável ensaio editado no Porto, compilou, coordenou, anotou e divulgou, com um prefácio de Vasco Graça Moura, os magníficos trabalhos poéticos do escritor, num livro a que deu o título «Cabral Nascimento - Obra Poética».
Importa ainda anotar que durante os longos sessenta anos em que João Cabral do Nascimento publicou poemas, e como consequência da sua grande exigência e rigor estético; nas sucessivas reedições desses trabalhos, foi corrigindo e apurando muitas das composições, sempre com o intuito de melhorar a cadência rítmica da linguagem, e expurgar o acessório ou quaisquer artifícios retóricos.
Em prosa, Cabral Nascimento divulgou Estampas Antigas da Madeira (Funchal 1935); Lugares Selectos de Autores Portugueses Que Escreveram Sobre o Arquipélago da Madeira (Funchal 1949); e A Madeira (Lisboa 1968). Salientamos ainda alguns trabalhos Históricos tais como Apontamentos de História Insular (Tipografia Madeirense Editora, 1927); Genealogia da Família Medina da Ilha da Madeira (Lisboa 1930); A Restauração de Portugal e o Convento da Incarnação (Lisboa 1940); e ainda Os Pedreiros-Livres na Inquisição e a Corografia Insulana (Funchal 1949).
João Cabral do Nascimento foi um intelectual de cintilante cultura, humanista, conservador, e dotado duma personalidade metódica e requintada. Conviveu em Lisboa com os melhores escritores do seu tempo, nomeadamente António Sérgio, Vergílio Ferreira, Jorge de Sena, Alfredo Guizado, Pedro Homem de Melo, António Ferro, e Olavo d´Éça Leal. Também era sobrinho do escultor Francisco e do pintor Henrique Franco, tendo sido amigo de outros artistas plásticos tais como Almada Negreiro, Alfredo Migueis, e Abel Manta que, em 1927, o pintou num óleo que ficou conhecido com o título de «O Homem do Binóculo».
Podemos afirmar que Cabral do Nascimento iniciou-se como escritor com a publicação, em 1916, dos vinte sonetilhos do pequeno livro intitulado «As Três Princesas Mortas Num Palácio Em Ruínas», editado um ano após da divulgação da revista «Orpheu», da qual recebeu algumas nítidas influências. E embora se tratasse do trabalho dum principiante, foi considerado «futurista» pelos críticos da época, tendo sido mais tarde classificado como uma obra «do simbolismo português» por Óscar Lopes. Por sua vez, Fernando Pessoa num artigo que intitulou «Movimento Sensacionista», difundido na revista «Exílio 1», referiu que se tratava duma «interessantíssima, pequena obra, que revela que quem a escreveu tem qualidades de imaginação e inteligência que podem fazer dele um poeta inadjectivavel»; tendo até prestado a Cabral do Nascimento conselhos vanguardistas do tipo «salte por cima de todas as lógicas. Rasgue e queime todas as Gramáticas», que, todavia, não foram acolhidas pelo nosso poeta. Mais tarde, a Professora Mónica Teixeira no seu brilhante ensaio «Tendências da Literatura na Ilha da Madeira nos Séculos XIX e XX», é da opinião que esses sonetilhos de Cabral do Nascimento «foram escritos sob a inspiração do Sensacionismo, nas suas duas primeiras fases literárias; e que no seguimento desta atitude, o poeta conseguiu criar uma poesia do «eu» e imprimir aos seus poemas um clima páulico de imprecisão e de simultaneidade, na continuidade do Simbolismo (…)
«Assim, entre o clássico e o páulico, passando pelo simbolismo e o decadentismo, Cabral do Nascimento concilia vários discursos literários com temas do maravilhoso popular e da lenda. (…) A originalidade de «As Três Princesas Mortas Num Palácio Em Ruínas» reside também na forma como o poeta criou a sua própria distância em relação ao Modernismo de «Orpheu», encontrando nesta revista literária, não uma fonte de inspiração definitiva, mas a base modernista para a palavra exacta da sua futura escrita poética».
Em relação às oitavas do poema épico descritivo e nacionalista «Além-Mar», pejado de desígnios de patriotismo insular, Cabral do Nascimento descreveu a epopeia do descobrimento da Madeira por Gonçalves Zarco, ao serviço do Infante D. Henrique. Todavia, Maria Mónica Teixeira refere que o poeta não pretendeu narrar os altos feitos de um herói predestinado, mas glorificar o povo anónimo, suporte de toda a epopeia, pois a obra é também «a fala das massas, o eco da multidão, e a voz do pensamento comum». Comentou ainda que ao longo das vinte oitavas dessa poesia, além do maravilhoso sagrado, o maravilhoso popular ocupou um lugar importante, como se pode depreender de dois curtos exemplos, que também ilustram o desígnio tradicionalista de glorificar a coragem e os feitos dos marinheiros portugueses:

Mansas as naus de Zarco vão singrando,
Já lentamente se descerram véus;
Longe começa a névoa contornando
Um ponto que não é mar nem céus;
Parece um sonho mágico tombando
Como um milagre, lá das mãos de Deus;
- Por isso dando graças ao Senhor,
Fecham os olhos para ver melhor…
(…)

Quando porão as caravelas rasas
Esses gigantes que este mar povoam?
Que é d´esses monstros que possuem asas
E sobre as naus em desafio voam?
Aonde o ilhéu que dir-se-ias brasas
Para consumir os barcos que lhe aproam?
E as outras tantas coisas semelhantes
Que nos contaram velhos mareantes? (…)

Depois dos dois livros de poesia que acabamos de comentar, a que se seguiu os poemas de «Hora de Noa» (1917), Cabral do Nascimento esteve durante sete anos sem publicar. Porém, em 1924, o poeta tornou a divulgar em Lisboa o livro «Alguns Sonetos», onde apesar de ser um incondicional admirador da obra de Camilo Pessanha e sobretudo de Mário de Sá-Carneiro, abandonou, claramente, a via vanguardista que era demasiado artificial e cerebral para o seu temperamento, e encaminhou-se na direcção de soluções literárias mais de acordo com o seu gosto e formação, nomeadamente a prática e os modelos da antiguidade greco-latina. Deste modo, equilíbrio, ordem e proporção eram «as três virtudes clássicas», que segundo Mónica Teixeira atraiam definitivamente a sensibilidade do nosso poeta, no seguimento do lema horaciano de que a perfeição estava no meio-termo.
Por outro lado, e como concluiu a Professora Mónica Teixeira, o saudosismo nacionalista de Afonso Lopes Vieira e de António Sardinha apresentava-se-lhe também demasiado retrospectivo e sentimental para o seu feitio objectivo, independente e pragmático. Assim, embora aristocrata nato, havendo mesmo de vir a pertencer ao grupo do «Nacionalismo Integral» e ao «Integralismo Lusitano», Cabral do Nascimento, também não se deixou convencer pelos louvores de António Sardinha em «A Monarquia», a propósito das oitavas nacionalistas do seu livro de poemas «Além-Mar»; pelo que o nosso poeta seguiria o seu próprio rumo literário, nitidamente balanceado entre o clássico e o moderno.
Interessa ainda salientar que nascido na Madeira, terra onde viveu a adolescência e, mais tarde, entre os vinte e sete e os trinta e nove anos de idade; Cabral do Nascimento escreveria no Funchal além de «Alguns Sonetos», os livros de poesia «Descaminhos» (1926); «Arrebalde» (1928); «Litoral» (1932) e «Poesias Escolhidas» (1936); sendo que em todos estes trabalhos os encantos da Ilha estão presentes na inspiração e sensibilidade do poeta, na concepção panteísta da natureza, nos impulsos de partir e regressar, na nostalgia, e sobretudo na obsessiva e constante presença do mar.
Vejamos um pequeno exemplo extraído das «Poésias Escolhidas»:

Vapores, que ides sobre estas
Ondas de verdes enganos…
E de um, de dois, de três canos,
Lembrais pequenas florestas
Plantadas nos oceanos!

Da minha casa, que deita
Para o mar, eu sigo a rota:
De oiro o poente vos enfeita…
Partis… A água se ajeita…
Antes eu fosse gaivota!

Passando a residir em Lisboa, a partir de 1936, a Ilha continuou sempre presente em muitas das posteriores poesias de Cabral do Nascimento, como por mero exemplo colhemos neste pequeno texto extraído da colectânea «Descaminho», reeditada em 1969:

Dia de cisma na varanda
A ver o mar… De longo mastro…
Esbelta proa e vela panda,
Sai um navio e eu sigo o rastro…
Que bem que vai! Que bem que ele anda!

Na «História da Poesia Portuguesa do Século XX», João Gaspar Simões não se afastando muito das interpretações e elucidações que expressamos, concluiu que «paralelamente a Fernando Pessoa, ele mesmo, Cabral do Nascimento, sem a complexidade intelectual nem o cerebralismo do mestre da «Mensagem», oferece-nos uma perspectiva que não podemos deixar de considerar um dos primeiros «apports» do modernismo do tipo classicizante. Sucessivamente em «Arrabalde», «Litoral», «Poesias Escolhidas», «33 Poesias» e, inclusivamente em «Cancioneiro», a que se seguem ainda «Confidências», «Digressão» e «Fábulas», vemo-lo, realmente, alcançar uma pureza de forma adentro de um tradicionalismo métrico que de maneira alguma pode confundir-se com a dos poetas que entre nós poetaram anteriormente ao «frisson nouveau». Esquecendo algumas vezes, em proveito de uma sensibilidade demasiado correntia, o que deve à poesia, pela arte requintada como trabalha o verso, Cabral do Nascimento atinge em muitas das suas composições uma simplicidade, uma sageza, um desencanto e um doloroso fluir dos efémeros frutos da vida, características que lhe dão o direito a que o consideremos um dos mais altos poetas da sua geração».

Para ilustrar a musicalidade e a refinada pureza da forma do grande poeta madeirense, escolhemos uma poesia extraída do «Cancioneiro» (1943):
Sextilha

O silêncio é um aroma
E a distância uma flor.
Não peço nem desejo,
Nada ouço nem vejo,
Mas a tristeza assoma
E é cada vez maior.

É pálida a ilusão;
O mistério é sem cor.
Não cismo nem medito,
Não penso nem reflicto,
Mas bate o coração
e aumenta a minha dor.

A vida é uma andorinha;
Morte, negro condor.
Não choro nem suspiro,
Não clamo nem deliro,
Mas o tempo caminha
E é cada vez menor.

Orgulho, imensa planta;
Erva pequena, o amor.
Não murmuro nem falo,
No meu sonho me calo,
Mas a poesia canta
E diz tudo o que for.

A impaciência é onda
E o êxito um sol-pôr.
Não procuro nem espero,
Não pretendo nem quero;
Onde a glória se esconda
Será tudo melhor.

Em diversos escritos em prosa, João Cabral do Nascimento também referiu, por diversas vezes, à história, às paisagens e aos costumes do arquipélago da Madeira, até à segunda metade do século XX, trabalhos que passaremos a resumir e recriar.
Na introdução da antologia «A Madeira, na Obra de Escritores Portugueses» dissertando sobre a situação geográfica e a integração do arquipélago no conjunto político nacional, Cabral Nascimento esclareceu «que o grupo Madeira – Porto Santo – Desertas (e ainda as três Selvagens e respectivos ilhéus) está situado a Oeste da Europa; (…) e localiza-se entre a costa de Portugal, a de Marrocos e os arquipélagos dos Açores e das Canárias. A medição da ilha principal é de 780 quilómetros quadrados, com o maior comprimento na direcção Este-Oeste (58Km) e a maior largura na direcção Norte-Sul (23Km), sendo o perímetro da costa de 151.350 metros».
Todavia, se os elementos geográficos que citou são incontroversos, o escritor referiu que existiam algumas dúvidas históricas sobre os temas relacionados com descobrimento do arquipélago e o primeiro povoamento. «Mas fosse como fosse as ilhas madeirenses entraram por doação na posse da Ordem de Cristo, de que D. Henrique foi grão-mestre. Nos seus bens sucedeu o sobrinho D. Fernando e depois os filhos deste, o último dos quais, D. Manuel, vindo a ser rei de Portugal, as incorporou finalmente na coroa. Dividida a Madeira (com as Desertas e Selvagens) em duas donatarias, e formando outra o Porto Santo, até os Filipes o governo local pertenceu aos respectivos capitães-donatários. Em seguida passou este aos governadores-gerais e, após a Restauração, aos governadores capitães-generais. Com a implantação do liberalismo, foram os governadores civis as autoridades superiores do distrito (um só com sede no Funchal).
«Nas primeiras décadas a seguir a meados do séc. XX, a população rondou os 300.000 habitantes», embora já começasse a manifestar indícios de gradual redução.
Cabral do Nascimento comentou ainda que como tema literário, a Madeira nunca deixou insensíveis os escritores portugueses e estrangeiros que a visitaram, ou a viram de passagem, na rota da África e do Brasil. «Interessaram-lhes sempre todos os aspectos que a ilha pode oferecer ao seu espírito ou à sua sensibilidade: a paisagem, o traje (hoje artificial e cominatoriamente ressuscitado), os hábitos dos seus moradores, bizarros e hospitaleiros, os meios de transporte, o ambiente social, as indústrias, as festas típicas, e em especial os seus frutos e as suas flores; (…) e ainda a etnografia, folclore e restantes particularidades regionais.
«Dos antigos três reinos da natureza é o vegetal aquele ali mais se impõe à curiosidade do visitante e mais louvado tem sido desde que a terra – si vera est fama – tirou o nome do arvoredo que tão densamente a cobria.
«A natureza é mais artista do que o homem. Este, quando muito, poderá discipliná-la, mas não consegue substitui-la. (….) Mas o certo é que a ilha da Madeira deve tudo às forças naturais e nada ou muito pouco ao trabalho humano em matéria de embelezamento e decoração».
Após esta breve introdução, numa fatigante e morosa tarefa, Cabral do Nascimento seleccionou e publicou alguns trechos em prosa e em verso, escritos por 57 autores portugueses, que pelos séculos fora, se interessaram a dissertar sobre os mágicos panoramas da Madeira e os seus pitorescos costumes.

Em 1935, noutra atraente publicação de 224 ilustrações editada pelo «Club Rotário do Funchal», com o título «Estampas Antigas da Madeira –Paisagem – Costumes – Traje – Edifícios – Marinhas», João Cabral do Nascimento redigiu uma brilhante Introdução, empeçando por referir que, em 1933, a revista «Arquivo Histórico da Madeira» publicou uma relação, sem dúvida incompleta, das gravuras a buril e água-forte, xilogravuras e litografias com assuntos madeirenses, feitas até o terceiro quartel do século XIX, quási sempre por artistas ingleses. Ao mesmo tempo inseriu reproduções de algumas delas, chamando assim a atenção para essas interessantes e valiosas estampas, muitas, já bastante raras, e todas necessárias para o estudo dos costumes, trajes e arquitectura civil e religiosa da Madeira.
«Em Dezembro do ano seguinte, teve o Rotary Club do Funchal a simpática iniciativa de promover uma exposição de artigos da indústria regional, aproveitando como decoração das paredes das salas, muitas dessas gravuras, que os seus possuidores emprestaram para tal fim. Desta forma foi possível reunir, pela primeira vez, uma colecção deveras notável de obras artísticas dum género agora menos cultivado, mas que, antes da fotografia, foi o processo usado de reprodução e divulgação da pintura e desenho, impondo-se ele mesmo como manifestação autónoma de arte.
«Depois daquela exposição, surgiu a ideia de se publicar uma espécie de catálogo dessas estampas, não só das que constituem colecções, como também das avulsas e até, por fim, das ilustrações de livros executadas por meio de gravura artística, anteriores, portanto, aos processos meramente químicos empregados actualmente.
Cabral do Nascimento comentou ainda que o volume em apreço era precisamente uma colectânea de quase todos esses trabalhos conhecidos como «gravuras», tendo conseguido juntar mais de dois centos de obras, entre eles os magníficos exemplares das litografias de Pitt Springtt, Andrew Picken e Frank Dillon, que a oficina fotográfica de Perestrelos habilmente reproduziu, Marques Abreu gravou superiormente, e o Club Rotário editou, numa atitude invulgar de bom gosto, para elucidação dos que se interessam por estas coisas de arte, de etnografia e de história.
«Como documentários da vida madeirense em épocas passadas, será decerto supérfluo salientar a importância das gravuras, O estudo do traje não se pode fazer sem o concurso delas. A evolução da carapuça, antes mais baixa e enterrada na cabeça, depois afunilada, posta à banda, graciosa e inútil; a diferença da indumentária campesina entre o norte e oeste da ilha, aqui mais variada, mais garrida nas cores; os trabalhos rurais, os meios de transporte, em que se nota a gradual substituição dos
cavalos pelos bois; o palanquim cedendo o lugar à rede; o celebrado «oxen-car» que o Major Bulkeley pretendia haver introduzido em 1848, mas que os visitantes dos fins do século XVIII já tinham observado e comentado; os frades, as freiras, o clero secular, os vereadores, as damas, as criadas, - tudo isto surge aos nossos olhos quando se folheia um desses álbuns, tudo isto ganha movimento e cor, deixando um rasto de encanto, de risonha evocação nas figuras obesas das litografias satíricas de Willian Combe, de melancolia saudosa em todas as outras mais.
«A cidade está hoje desfigurada e incaracterística. Demoliram o que nela havia de artístico, histórico, ou simplesmente pitoresco. Contemplar essas estampas, feitas quando ainda o burgo mantinha os traços curiosos que o distinguiam, é um prazer espiritual e ao mesmo tempo uma desforra platónica. A paisagem, essa decerto não mudou; mas os artistas; que a fixaram então, parece que tinham maior sentimento da verdade, encontrando até motivos de beleza nas montanhas enevoadas, no tom sombrio da atmosfera cor de cinza.
«A Madeira de outros tempos… Não a conhecemos nós, que apenas recordamos, diluídos nas memórias da infância, uns restos irreconhecíveis do passado; não a poderão imaginar as gerações que vão surgir, olhando em volta para a banalidade dos ambientes modernos. Mas este livro ficará como um testemunho de dezenas de artistas, mostrando, a quem quiser saber, como foi esta ilha noutras eras, como viviam os habitantes outrora e como os turistas antigos ocupavam bem os seus ócios em elevadas preocupações de espírito, legando-nos obras de arte que, sem serem dum Rembrandt ou dum Daumier, constituem no entanto o enlevo dos coleccionadores».

Noutro brilhante artigo divulgado na revista «Eva» de Dezembro de 1947, João Cabral do Nascimento publicou um curioso e interessante artigo sobre o Natal madeirense, que além de primar pela eloquência da forma e elegância da escrita, reproduz muito da vida e dos costumes dos madeirenses, antes da segunda metade do século XX.
Começa por referir «que o Natal diz-se que é festa de todos, e, em especial da família; nada, portanto, mais favorável à ideia de colectividade.
«Contudo, na Madeira, o sentimento que ele gera é perfeitamente individualista. Cada pessoa tem o «seu» Natal, isto é, sente-o à sua maneira; e, comungando embora com os demais nessa euforia ecuménica, guarda no íntimo, para si apenas, recordações particulares, anseios próprios, saudades intransmissíveis, um mundo de coisas imponderáveis e inexplicáveis».
Pleno de saudosismo, Cabral do Nascimento interroga-se sobre o que torna tão diferente e especial o Natal que se vive isolado no meio do Atlântico: «- Por ser mais florido, mais tépido? Por ser aquecido por um sol que transluz entre nuvens, e embalado por um mar cor de pérola, que se move sem pressa, como um desdobrar lento de sucessivas folhas de estanho? Por ter festões de giestas e grinaldas verdes de alegra-campo, e fruta da flora tropical, e presépios de conjuntos anacrónicos? Por causa daquele silêncio de chumbo, soturno e opressivo, abafado e elástico, entrecortado aqui e além pelo rebentar dos petardos? Pela circunstância rara de toda a gente ficar de portas adentro, no dia principal, a gozar a sua festa num egoísmo quase feroz que parece excluir toda a ideia de comunicação com o exterior?
«Quando eu nasci ainda havia freiras entre os muros arruinados de Santa Clara e das Mercês, em cujas cercas, à tarde, se abriam as longas campânulas das daturas para espalhar na atmosfera esse perfume insidioso, denso, perturbante, que ao mesmo tempo envenena e delicia. Elas, as monjas velhas, é que em verdade já não tinham este nome: intitulavam-se recolhidas e estavam para ali abandonadas como as pedras dos claustros. Quem diria pertencerem à mesma congregação que no princípio do século anterior festejara o Natal com uma ceia em que se consumiram vinte e três galinhas para um total de trinta bocas, e se gastaram cento e noventa libras de açúcar no confeito de argolinha? Todavia, dali emanavam ainda as melhores espécies de bolo de mel, os segredos do farte e da raspadeira, do cuscuz para o desfeito, dos sonhos pelo Entrudo da Quaresma, da talhada de amêndoa em Quarta-feira de Cinzas, do manjar preto, e do arroz doce em Domingo de Ramos. Extintos os conventos, laicizaram-se as receitas da copa regional. As donas de casa rivalizaram, nesse ponto, com as franciscanas. Mais uma razão para que a quadra festiva decorresse entre penates – e que as ruas, finda a labuta do mercado, tombassem numa sonolência de três dias, sob um sossego morno e extenuante».
E citando Charles Dickens que dedicou belas páginas de prosa ao advento do Menino Jesus, e que comentou que se o Natal «se estendesse todos os meses, o mundo seria bem diverso»; Cabral do Nascimento acrescentou: «diverso sem dúvida, mas também fastidioso. Penso pelo contrário – e sejam quais forem as razões pelas quais se ambiciona, com tamanho afã, esse regresso ao ciclo natalício – penso que o seu maior encanto reside precisamente na circunstância de ser só uma vez em cada ano. Ai de nós, se não esperássemos por qualquer coisa certa ou incerta! Aguardar o Natal constituía para as crianças do meu tempo a mais bela expectativa da sua vida. Quando ele chegava não direi que se produzisse o desengano, mas uma tal ou qual saciedade insatisfeita, por mais paradoxal que isto pareça.
«Das vésperas as festas, diz o rifão. Esta, de que falo, principia com tão complicados e minuciosos preparativos que chega a parecer, no fim de contas, pretexto para reformas domésticas em vez de glorificação duma data célebre. Nas casas, a limpeza a que se procede não exclui a própria caiação das paredes; nos diversos arranjos que se seguem está implícita a substituição das cortinas das janelas e até a modernização dos estofos da mobília. Depois, passando das salas e dos quartos para a despensa e cozinha, vem em primeiro lugar a amassadura dos bolos de mel e a preparação dos licores, em especial de tangerina e amêndoas. Aquela representa uma das mais fortes tradições insulanas, e dir-se-ia inventada por um espírito faceto que porfiasse em misturar os ingredientes mais antagónicos, desde as especiarias – canela, pimenta, noz-moscada, cravinho – ao açúcar, à farinha, à manteiga, à banha. Há na sua confecção como que um ritual: depois de amassado, o bolo, com uma cruz desenhada a toda a sua altura e largura, fica a levedar durante três dias dentro de um alguidar, antes de ser cozido. E por mais estranho que isto se afigure, ninguém, ao comê-lo, terá dúvida em confessar que o acha muito bom.
«Se alguma diferença existe entre estes preparativos do Natal ilhéu e os que se faziam para o enterro de um faraó do Egipto, ela repousa apenas no facto de um Tutacamão ou de um Ramsés durar uma eternidade, em lugar das setenta e duas horas que se precisam para o recolhimento do português da Madeira nas suas festas consagradas ao nascimento de Cristo». (…)
«No interior das casas, como nas capelas das igrejas, o presépio está armado e é mais ou menos igual ao dos anos anteriores: reforçam-no apenas alguns novos pastores de barro policromo e uma ou outra inovação do progresso: automóveis que se dirigem para Belém, ao lado de camelos, locomotivas que projectam, pelas chaminés, fumo compacto de algodão branco, belos e complicados transatlânticos ingleses que sulcam oceanos de areia ou de serradura, mesmo aos pés de S. José e da Virgem Maria. O Menino Jesus tem um ar do século XVIII, veste comprida túnica de seda orlada de rendas e, erguendo a mãozita gordalhufa, toca com um dedo num cacho de bananas de loiça, que está na rocha e que, a despenhar-se, poderia esmagar a um tempo todos os três Reis Magos. Das escarpas fluem águas de vidrilho, entre fetos e avencas naturais, e nos promontórios mais inacessíveis equilibram-se, por milagre, casas de papel com muitos andares e janelas venezianas, e igrejas de altos campanários amarelos e vermelhos. Por toda a parte, nos recôncavos da lapa, sobem e descem pastores e pastoras, em cujos ombros se ostentam cabazes com laranjas, anonas, maçãs, galinhas, patos e perus. Há peixes fora de água, indiferentes à circunstância de se acharem num elemento que não é o seu, e animais de climas antagónicos, reunidos com tanta naturalidade como se estivessem na própria Arca de Noé. Em baixo, sobre a mesa, rodeando a toalha de linho, corre uma fila de searas dentro de xícaras – trigo, lentilha, centeio, milho, alpista; estão verdes e pujantes, mas as raízes, sem terra para se expandirem, já se entrelaçaram de tal modo que formam como que um bloco duro e redondo».
Sempre com muito saudosismo e justeza, depois de discorrer sobre todos os pormenores das limpezas e decorações, acompanhados pela concretização das exigências das provisões de boca, e de descrever a célebre «lapinha»; Cabral do Nascimento salientou o grande zelo de no período natalício vedar-se qualquer contacto com a vida externa:
«O padeiro fornece o pão destinado ao consumo que deva fazer-se no dia 25 e nos seguintes, que têm o nome de oitavas. A carne de porco está de há muito nas salgadeiras, coberta de vinho, vinagre, malagueta e folhas de louro. As hortaliças são constantemente refrescadas, a fim de não perderem o viço. Distribui-se a fruta pelos sítios mais arejados. Tudo se encontra a postos. Desgraçado daquele que se esqueceu de adquirir com antecedência algumas dessas pequeninas coisas indispensáveis ao manejo culinário, um dente de alho, pimenta, sal fino ou grosso. Infeliz de quem, sendo fumador, não teve a previdência de se munir de alguns maços de cigarros, ou de quem, sendo atreito a enxaquecas, não soube precaver-se com um tubo de aspirinas. Fechou-se tudo, após a missa do galo. O silêncio pesa. O céu é cor de cinza. O ar está imóvel. Nenhum pássaro se atreve a riscar o espaço, não adeja nenhuma borboleta, a água não cai nas fontes, o mar não se mexe, o Sol descansa num leito de nuvens opalescentes, os lagartos dormem nas brechas dos muros, os ralos não cantam, as flores sustêm a custo o seu aroma. Só, de quando em quando, um estampido seco, uma bomba de clorato que rebentou mo chão ou um morteiro que se ergueu na atmosfera pasmada».

Em 1954, completamente rendido pelas belezas e requinte das quintas madeirenses, João Cabral do Nascimento publicou na revista «Panorama» nº 9, uma empolgante bosquejo sobre essas maravilhas românticas, com um entusiasmo e uma exaltação, que nos fez lembrar o frémito e intensidade com que também as descreveu e sentiu a grande escritora Maria Lamas, no «Arquipélago da Madeira – Maravilha Atlântica» (1956).
Nascimento principiou por comentar que as deslumbrantes quintas da Madeira «não são propriedades rústicas, terras de semeadura, fazendas, como no conceito geral de quinta, classificam estes largos domínios majestosos; muito menos agregado de casas de diversos donos, na mesma freguesia, segundo a acepção que o termo inculca lá por extensões maninhas de Trás-os-Montes. Não é pomar de laranjeiras, no sentido especial das ilhas açorianas. Não é nada disso, e muito pelo contrário. Os dicionários portugueses ainda não registaram o significado típico, a equivalência particularíssima que esta palavra tomou em território madeirense. Os ingleses, a quem se deve em grande parte as quintas, já diagnosticaram o fenómeno, recolhendo uma interpretação sui generis; «Quinta, a contry house in Madeira», definição que eu encontro, por exemplo, numa das enciclopédias deste século. Não será de grande rigor específico (à parte a localização), isso bem o reconheço, mas aponto o facto para evidenciar como eles surpreenderam a autonomia do termo, destrinçando-o de outras explicações que se lhe podem atribuir na língua portuguesa.
«Uma quinta na Madeira é, evidentemente, um parque. Mas um parque desprovido de todo e qualquer intuito lucrativo, sem fruta, sem caça, alheio à ideia de exploração florestal de que se auferissem benesses com que viver à barba-longa, entregue a mãos mercenárias, com alta cotação nos cadernos do rendimento colectável. Entre uma quinta do continente e outra da Madeira cava-se um abismo mais profundo que o próprio oceano que as separa. Quem as possui, do Minho ao Algarve, é senhor de oliveiras, com seus lagares de azeite e armazéns, é possessor de vinhedos, com a sequente produção de mosto, é proprietário de vastas leiras cerealíferas, com seus alpendres, tulhas, arcas e silos, um ror de coisas prometedoras, estimulantes, ainda quando os anos são maus e as colheitas deficientes. Mas possuí-las na encosta do Monte, na planura da Levada, nos altos e baixos do litoral insulano, é dar-se a um luxo sumamente caro, é empobrecer com grandeza, perder as últimas libras ou os últimos escudos no capricho de manter verde e aveludada a grama dos passeios à custa de tosquias dispendiosas e regas difíceis; é ver fugirem as economias na arquitectura fantasiosa dos jardins, na sombra desinteressada dos grandes plátanos antigos, dos carvalhos tortuosos, das araucárias piramidais; é imolar-se à pura beleza da paisagem, sem outro ganho ou proveito além da satisfação de contribuir para a guarda das tradições aristocráticas e de gozar, na limpidez estática da manhã ou no palor violáceo da tarde, a sinfonia dos melros de portas adentro e o tom e o aroma das glicínias, das daturas, dos jasmins. Se alguma vez alguém, acomodando-se ao adágio popular, conseguiu viver nas suas sete quintas, esse alguém, com certeza, foi um gentil-homem da Madeira».
Sempre utilizando uma linguagem aprimorada, e uma escrita elegante, Cabral do Nascimento passou a descrever o grande papel que as quintas representavam na beleza e na estética do Funchal, e as modificações que lhes foram sendo introduzidas:
«Integradas no panorama do anfiteatro, cada vez em número mais reduzido, ainda assim conservam a dignidade de outros tempos, se é que muitas delas não evoluíram num sentido estético socorrendo-se de outros elementos artísticos fora do reino vegetal, adornando-se de construções de basalto, de pilares de tufo, de grutas e varandas, para se aproximarem ora dos jardins italianos ora dos portugueses setecentistas, sem perderem, na imitação as características próprias. Abriram-se perspectivas de cenário, desbravaram-se alamedas, descobriram-se pontos de vista com a adição de miradouros; nos seus pavilhões, tão adrede baptizados de «casas de prazer», recolheram-se plantas raras, e nos passeios, ladeando-os crescem agora árvores desconhecidas em que desabrocham flores rubras, de tons de fogo».
Cabral do Nascimento finalizou o curioso trabalho sobre as mágicas Quintas da Madeira, realçando a premente indispensabilidade para que sejam tomadas medidas urgentes destinadas a prevenir que estas autênticas maravilhas do património madeirense continuem a ser destruídas e vandalizadas e salienta:
«- Que seria do ambiente da cidade se um dia as quintas desaparecessem e nos espaços devastados, onde elas deram a nota repousante da sua graça, se erguessem blocos e blocos de construções maciças? Que seria do Funchal se para sempre se dissipassem essas manchas de sombra verde salpicada aqui e além do lacre das begónias, do riso das buganvílias, da frescura das hidrângeas? Uma urbe diversa, estiolada ao hálito morno dum céu baixo e nevoento, parda de lés a lés, invadida até ao mais recôndito da sua alma pelo zumbido uniforme do progresso mecânico, lá onde se calaram os gorjeios das aves e a melopeia embaladora dos repuxos.
«Não, as quintas da Madeira, de nomes estrangeiros ou portugueses, longas e largas de muitos hectares ou retraídas e enclausuradas entre altas paredes musgosas, as quintas de tão pura estirpe hão-de viver sempre como fulcro da paisagem, disciplinando a natureza bravia. Delas depende o panorama que estamos habituados a contemplar – um panorama tranquilo, apaziguador, igual nas suas transformações, como deve ser a própria Eternidade».

Sem comentários:

Enviar um comentário