quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Biografia - Rui Firmino Faria Nepomuceno


Rui Firmino Faria Nepomuceno, advogado, politico e historiador, nasceu em 10 de Maio de 1936, na freguesia de Santa Maria Maior da cidade do Funchal; sendo filho do industrial e dirigente desportivo João Nepomuceno e de Maria da Paixão de Faria Nepomuceno. Frequentou o curso liceal no «Liceu Nacional do Funchal» e no «Colégio Nun' Alvares», terminando no «Colégio Almeida Garrett», da cidade do Porto.
Licenciou-se em ciências jurídicas na Faculdade de Direito da «Universidade de Coimbra», onde participou nas lutas académicas contra a ditadura salazarista; tendo pertencido, em 1958, à comissão de Apoio à Candidatura do Dr. Arlindo Vicente às eleições para a Presidência da Republica, o qual acabou por desistir a favor da candidatura unitária do general Humberto Delgado.
Entre 1961 a 1963 interrompeu o curso universitário e combateu no Norte de Angola, onde foi segundo-comandante da «Companhia de Caçadores n.º 167» e mais tarde comandante dessa unidade, quando o general Mário Firmino Miguel (então capitão), regressou à metrópole para frequentar o curso de Estado Maior do Exercito. Foi em Angola que teve ligações com o PCP, colaborando com o poeta e militante antifascista Manuel Alegre, numa conjura contra o Colonialismo e pela Democracia.
Obtida a licenciatura em Direito, em 1965, veio para o Funchal, onde desenvolveu uma vasta actividade profissional, política e até desportiva.
No campo desportivo foi presidente da direcção do «Clube Futebol União», entre 1972 e 1974.
Na área profissional exerceu a actividade de advogado; tendo sido eleito, em 1992, conselheiro do «Conselho Distrital da Ordem dos Advogados da Madeira»; e em 2002, vice-presidente do «Conselho Deontológico» dessa Ordem.
No campo político militou pela Oposição Democrática; tendo subscrito em 1969 a polémica «Carta a Um Governador» onde, entre outras críticas ao regime, reivindicavam a Democracia e a Autonomia Politica para a Madeira.
É membro da direcção do PCP na Madeira; em 1993, exerceu as funções de deputado pela CDU na «Assembleia Legislativa Regional da Madeira»; tendo sido ainda autarca mas Assembleias de Freguesias de Santo António e de São Martinho do Funchal.
Como escritor e articulista foi eleito em 2005 Presidente da Assembleia Geral da «Associação de Escritores da Madeira», tendo escrito artigos de cariz histórico, literário, político e sociológico, nomeadamente no «Comércio do Funchal», no «Diário de Noticias» e nas revistas «Islenha», «Margem» e «Ilharq».
Em 1994, a Editorial Caminho publicou, o seu ensaio histórico «As Crises de Subsistência na História da Madeira»; em 2003 a «Editorial Eco do Funchal», editou «Uma Perspectiva da História da Madeira»; em 2006 a Editora Campo das Letras divulgou a «História da Madeira – Uma Visão Actual»; em 2007 a Editorial Caminho lançou «A Conquista da Autonomia da Madeira»; e em 2008 a Funchal 500 Anos publicou o seu ensaio literário «A Madeira Vista Por Escritores Portugueses (séculos XIX e XX)»
Em 2009, o Presidente da República agraciou Rui Firmino Faria Nepomuceno com o grau de Comendador da «Ordem do Infante D. Henrique».
Ao comentar a 1ª edição do presente ensaio histórico, o académico e escritor Urbano Tavares Rodrigues depois de salientar o rigor científico do livro, refere que «nunca uma documentação tão rica e variada foi seleccionada e reunida em obra, que, como esta, reconstitui o verdadeiro rosto da Madeira e do seu povo, através do tempo. [...] Jurista de profissão, homem de cultura, fascinado pelos ideais, mas também pelas artes e acima de tudo solidário com p povo da sua pátria e da sua terra natal, Rui Nepomuceno consegue imprimir a este escrupuloso estudo, uma vida e um calor que só possuem aspáginas bafejadas pelo amor e pela esperança».

3 comentários:

  1. Boa noite,

    Encontrei por acaso o seu blog quando estava a fazer uma pesquisa sobre o Padre Martins Júnior, para adicionar um artigo no Wikipedia, e encontrei informações bastante interessantes.

    Queria apenas agradecer o facto de partilhar tantas, e tão interessantes, informações sobre a história da nossa ilha.

    Caso tenha curiosidade pode consultar o artigo em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Martins_J%C3%BAnior

    Caso tenha mais alguma informação que deseje ver acrescentada, ou rectificar alguma da existente, agradeço a sua ajuda.

    E-mail: carlosescorcio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    também encontrei este blog por acaso, ao fazer pesquisas online sobre o Vale do Loge. Sou antropólogo no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e estou a trabalhar sobre a Igreja Tocoista. Estive recentemente a visitar o vale e o colonato com antigos e actuais moradores pertencentes a esta igreja, e o seu texto e fotografias vieram trazer uma nova perspectiva. Teria muito prazer em enviar-lhe fotografias, e conversar sobre a sua expedição ao vale em 1961-1963.

    Ruy Blanes
    ruy.blanes@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Sou bisneta de Jose FIRMINO Nepomuceno,Italiano,que veio ao Brasil por volta do ano de 1900.Era dono de uma Fazenda na cidade de Buri SP,Brasil,foi morto por um de seus escravos.Gostaria de saber mais sobre a Historia da familia Nepomuceno.Mariahelena454@hotmail.com.

    ResponderEliminar